Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

História da telha





História da telha

A palavra "Cerâmica" provém do termo grego KERAMIKÉ, derivação de KERAMOS, que significa argila. Por Cerâmica entende-se o conjunto de atividades destinadas à obtenção de toda a espécie de objetos, com barros de qualquer tipo, decorados ou não, utilizando-se, para isso, a propriedade que possui a argila de se moldar facilmente no seu estado plástico (barro umedecido) adquirindo dureza à medida que avança a sua secagem, ou, por efeito da cozedura.

Sendo uma das atividades mais antigas usada na manufatura de utensílios e produtos que sempre foram utilizados na construção e ornamento de habitações, no armazenamento e transporte de produtos (especialmente gêneros alimentícios), etc., calcula-se que o barro vermelho já teria sido explorado no período Neolítico (8.000 anos antes de Cristo). No fim da Idade da Pedra, iniciou-se a cozedura da argila em fornos, o que revolucionou a utilização da mesma ao conferir-lhe propriedades de resistência que viriam a permitir a sua utilização em projetos mais arrojados, de que são exemplos, segundo nos informa a Bíblia (Gênesis XI, 3) a famosa Torre de Babel, a grande muralha da China e a inscrição dos primeiros hieróglifos (a palavra escrita, base de toda a Civilização) em placas de argila.

Tendo desenvolvido e aperfeiçoado as técnicas de cerâmica, os romanos impulsionaram a utilização genérica deste material em diversos tipos de construções, difundindo os seus segredos por povos e civilizações ao longo de todo o seu Império. É interessante mencionar que já nessa época muitos fabricantes gravavam nos seus produtos, uma marca distintiva da sua origem.

A cobertura de colmo ou madeira, que cobria a casa primitiva, foi substituída pela de telhas, justapostas e/ou sobrepostas. O invento das telhas atribui-se a Kiniras, rei de Chipre, mas é possível que os Assírios já conhecessem muito antes o seu uso. De fato julga-se que o emprego da telha será quase tão antigo como o do tijolo, mas o avançado estado de ruína em que chegaram até nós os monumentos anteriores à época romana torna difícil fazer uma idéia exata do que poderiam ter sido as coberturas e a forma como se aplicavam as telhas.

Uma vez generalizado o uso da telha, e dadas as suas qualidades de resistência e duração, a mesma passou também a ser utilizada como elemento decorativo, aparecendo deste modo também peças acessórias, por vezes pintadas, como cabeças de mulher, flores e folhas, animais, etc., que eram aplicadas como complementos com as telhas de cumeeira, com todas as outras já existentes e com as que foram depois aparecendo, de diversas formas e dimensões. Os romanos utilizavam duas espécies de telhas.

Umas, as "Tégulae" planas, de forma retangular, munidas de rebordos laterais nos seus lados mais compridos e tendo em média cerca de 34 a 40 cm de comprimento por 23 a 27 cm de largura. As outras, chamadas "Imbrices" e de secção semi-cilíndrica (como a antiga telha de canudo ou mourisca) eram utilizadas para recobrir as juntas deixadas pelas "Tégulae". O uso das telhas romanas mantém-se muito tempo na Europa, tendo sido utilizadas na França até ao Séc. XI, e só posteriormente foi substituída a sua forma retangular pela trapezoidal, mais adequada à sua função.

Mas com o andar dos tempos, foram aparecendo novos tipos de telhas, como a telha dita "Champagne" (Flamenga) e a telha "canudo" ou "canal" que se assemelhava à Flamenga cortada em duas. Porém, as telhas romanas continuaram ainda a usar-se até ao Séc. XVIII. Foi finalmente em 1841 que se verificou a invenção que iria revolucionar a fabricação das telhas, dando-lhes o alto grau de perfeição que hoje possuem. Trata-se do aparecimento das telhas de encaixe, fabricadas mecanicamente, e cuja invenção se deve aos Irmãos Gilardon d'Altkirche, franceses, da Alsácia. E foi assim, embora inicialmente apenas se fabricassem telhas planas e de encaixe, que posteriormente apareceram às telhas Marselha e Romana, e ainda mais tarde, outra resultante da junção da "Tégulae" com a "Imbrice", conhecida no Brasil por "Telha Portuguesa".

Hoje em dia o processo cerâmico de telhas passou por uma grande evolução e poucas empresas no mundo, como a MASSIMA, utilizam-se de equipamentos tão modernos. Na MASSIMA os equipamentos são os mesmos utilizados na produção de porcelanatos polidos e retificados, o que garante uma qualidade sem igual no mercado nacional. Esses equipamentos incluem prensas hidráulicas computadorizadas, atomizadores, fornos a rolo com alimentação a gás natural, cabines de esmaltação com jatos de alta pressão e uma equipe constantemente treinada para operar todo o processo produtivo.

A MASSIMA representa hoje a Revolução na fabricação de telhas ao seu alcance, caro consumidor.

terça-feira, 16 de março de 2010

Tégula - Soluções para telhado


















TECNOLOGIA
A qualidade que você encontra nos produtos Monier é conseqüência de um constante investimento em tecnologia e valores humanos.
Hoje, a Monier mantém laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de produtos na Alemanha e na Inglaterra. Lá são realizados testes periódicos para avaliar a resistência e a impermeabilidade das telhas, utilizando inclusive testes sofisticados como o do túnel de vento. Como resultado, você recebe um material único, com design inovador e custo acessível, já aprovado por milhões de consumidores, engenheiros e arquitetos em dezenas de paízes.



http://www.tegula.com.br/site/acessorios/images/totalsystem.jpg 
Viste o site aqui e descubra mais Vantagens das Telhas Tégua 





 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Tecnologia, Beleza e Design

A Tecnologia Kömmerling / Profine da Euroopen é proveniente da Alemanha, país de cultura ambientalista, pioneiro e líder no desenvolvimento do PVC (Policloreteo de Vinila) e reconhecido por seus produtos de qualidade. Ela aplica-se a perfis de aberturas em todas as suas manifestações arquitetônicas como janelas, portas e divisões de ambientes, entre outras aplicações.

Neste sentido os perfis são ilimitados, adaptando-se já na fabricação às características do projeto. Uma vez escolhido o estilo da abertura, opta-se pelo design. Seu uso também confere ao projeto um caráter ecologicamente correto, pois trata-se de matéria prima natural (petróleo e sal) sem contaminação do meio ambiente resultando num produto limpo e totalmente reciclável.

O isolamento térmico e de ruídos do exterior são aspectos de destaque nos produtos Kömmerling / Profine da Euroopen, estabelecendo não só um alto nível de conforto, bem-estar e segurança ao seu projeto, como a garantia de valorização do imóvel, fundamentais quando se pensa em qualidade habitacional.

A qualidade superior das aberturas são incomparáveis quanto a escolha das matérias primas, resistência, durabilidade e possibilidade de projeto e sistemas. Os perfis são fabricados com uma formulação própria chamada Komalit Z, o que gera um PVC muito mais resistente. Além disso, os produtos são construídos no sistema Eurodur System, recebendo o reforço de perfis metálicos (aço galvanizado) internos de grandes dimensões e acabamento da solda térmica,o que proporciona um grau de resistência, qualidade e estética sem concorrentes no mercado.



Para você conhecer mais sobre  esta tecnologia confira o artigo na ìntegra aqui

João Voguel - Telhas e Pisos









A CERÂMICA JOÃO VOGEL foi fundada em 17 de março de 1998, por Afonso João Vogel, juntamente com sua família. João vinha de uma experiência em cerâmica de quase 30 anos, pois trabalhou junto com seus pais e irmãos na administração e produção da Cerâmica Vogel Ltda. A sua empresa hoje, está sediada estrategicamente as margens da Rodovia RS 122 Km 22,8, Bairro Bela Vista, no município de Bom Princípio, Rio Grande do Sul, com fácil acesso para seus clientes e fornecedores.
Trabalhando sempre com afinco, seriedade e transparência, a Cerâmica João Vogel vem crescendo a cada ano que passa, colocando no mercado produtos da mais alta tecnologia e qualidade, sempre pensando na satisfação total de seus clientes.
No inicio, a empresa passou por dificuldades para se firmar no mercado e conquistar seus clientes. Pouco a pouco a empresa foi conquistando seu espaço.
Nos anos seguintes, sempre preocupados com a qualidade, a João Vogel passou a modernizar suas instalações, adquirindo maquinários novos.
Em 2003, a empresa, visando atingir novos focos de mercado, passou a produzir além das telhas cerâmicas naturais e esmaltadas, pisos de concreto, na mais alta resistência e durabilidade. Surgiu assim, um produto inovador, prático, resistente e duradouro no mercado.
No ano seguinte, após muitas pesquisas em mercados do mundo afora, a empresa passou a disponibilizar as Telhas de Ventilação no mercado, sendo a primeira do sul do país a ter esse acessório na sua linha de produtos.
Em 2005, além de aumentar a produção de suas telhas, com novo forno, a empresa lança no mercado, com exclusividade a Telha Modelo Holandesa, destinada a um público mais exigente e inovador.
Em 2007, com exclusividade a João Vogel lançou no mercado a telha modelo Americana, esta, de tamanho maior, diminui custos com madeiramento e mão-de-obra pois cobre 12,2 peças por m². Esta telha passou a ser produzida principalmente pela exigência do mercado externo, porém é comercializada também no mercado interno pois da aspécto e aparência de ser uma telha antiga, conferindo estilo rústico ao telhado.
Durante todos esses anos, a empresa sempre realizou testes de qualidade, resistência, absorção, durabilidade, etc. tanto dentro da empresa em seu laboratório próprio, quanto em laboratórios credenciados e consagrados, garantindo assim, sempre a melhor qualidade em Telhas Esmaltadas e Pisos de Concreto.
Hoje, com quase 10 anos de trabalho, a empresa segue sua Política de Qualidade com seriedade e por isto está consolidada no mercado em que atua, principalmente nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de exportar seus produtos para Argentina, Uruguai, Angola e países da América Central.
E assim, cada ano que se passa, a Cerâmica João Vogel, está sempre apostando na qualidade de seus produtos, agilidade de entrega e principalmente na satisfação total de seus clientes e funcionários.
Acesse o site e conheça os produtos desta empresa que faz história no Brasil :
http://www.joaovogel.com.br/site/portuguesa.phphttp://www.joaovogel.com.br/site/portuguesa.php








http://www.joaovogel.com.br/site/img/img_portuguesa.jpg